top of page

A Casa Ondina Lobo é uma instituição de longa permanência para idosos, sem fins lucrativos, fundada em 1950.

Somos uma entidade totalmente Filantrópica, criada por um grupo de amigos e familiares por orientação de sua patrona Ondina Lobo (1885-1942) que indicava a necessidade de uma instituição para acolher idosos sem recursos.

missão

Atender gratuitamente de forma integral, idosos sem
recursos, de ambos os sexos, sem distinção de cor, raça ou religião, possibilitando que a terceira idade, seja vivida com dignidade, qualidade de vida e bem estar através de sua integração social

Visão e Valores

A Casa Ondina Lobo é um espaço de Integração e Promoção Social. 

Transmissão de um mensagem de tolerância, amor e aceitação . Estimulo a reflexão sobre o segmento dos idosos na sociedade.

Uma Instituição de longa permanência para idosos, sem fins lucrativos fundada em 1950.

 

Somos uma entidade totalmente Filantrópica, criada por um grupo de amigos e familiares. 

Acolhemos pessoas acima de 60 anos em regime de internato, de ambos os sexos, sem recursos pessoais e sem estrutura familiar de sustentação que permita sua manutenção.

 

Não recebemos ajuda dos Governos Federal, Estadual e Municipal. Nossa SUBSISTÊNCIA depende de DOAÇÕES, PARCERIAS E AÇÕES PONTUAIS.  

A Casa tem capacidade para atender 90 idosos. Moradores atendidos atualmente: 66.

Nossa História

A Casa de Ondina Lobo começou a tomar forma em 1947 com a proposta de se tornar um abrigo para idosos sem recursos.

Seu nome homenageia Ondina Lobo (1885 - 1942), uma alma bondosa que dedicou sua vida a ajudar os menos favorecidos  e cujas palavras mostraram um caminho a seguir.

Ondina Lobo costumava dizer, afirmam os fundadores do abrigo, que:  " Ao choro de uma criança todos socorrem. Já o sorriso de um velho a todos afugenta", se referindo ao desafío que é cuidar idosos sem recursos.

Diante do estado de abandono vivido pelos idosos sem recursos (na nossa sociedade) e tendo em mente o pedido de Ondina Lobo para que algo fosse feito pelos necessitados, o grupo de Fundadores da "Casa" formado por Carlos Caldeira Filho, Coraly Lobo Grubba, Dr Eurico Branco Ribeiro, Ângelo Rinaldi e Haroldo Simas Magalhães, entre muitos outros, deu início a empreitada de três anos que resultou, em Setembro de 1950, na fundação da "Casa", no bairro de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. 

De lá para cá, com mais de meio século de existência, a "Casa"continua viva mantendo-se fiel à sua vocação. Atualmente ela abriga e mantém aproximadamente 76 idosos entre homens e mulheres, mas sua capacidade, salvo as restrições financeiras vividas pela entidade, permitiria o atendimento de quase 90 idosos sem recursos.

A Casa Ondina Lobo é considerada de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, registrada na Secretaria de Estado da Promoção Social e na Prefeitura do Município de São Paulo.

 

Nossas Instalações

A Casa está situada em um terreno de 7.165 M2, com área construída de 3.096,68 M2, ampla área verde ajardinada, estacionamento e locais para atendimento aos residentes e visitantes, bem como área administrativa.

Temos sete (7) amplos dormitórios coletivos, áreas de convivência e lazer, refeitórios, cozinha, lavanderia, ambulatórios médicos e odontológico, sala para fisioterapia e terapias complementares.

bottom of page